sexta-feira, 18 de março de 2011

UFC 128 - Análise e previsões

Amanhã, 19 de março, teremos um UFC eletrizante! Trata-se de um card bem elaborado e que tem tudo para trazer fortes emoções para nós.

Vamos iniciar falando do evento principal, que tem tudo e mais um pouco pra ser a melhor luta da noite.

Mauricio Shogun x Jon Jones

Jon Jones não só substitui Rashad Evans para esta luta, como parece que também o incorporou! O lutador, antes, quieto e pacífico, resolveu abrir a boca e disparar um monte de bobagens. Particularmente, eu preferia o Jones antigo. Como dentro do octógono são os punhos que falam, melhor ignorar...

Já havia dito aqui e não vou chover no molhado que o americano ainda não enfrentou um lutador do calibre do brasileiro. Shogun é o franco favorito. Enfrentou feras como Alistair Overeem, Chuck Liddell, Lyoto Machida, Quinton Jackson, dentre vários outros... Ficou um pouco apagado depois de uma vitória sofrida sobre Mark Coleman e a derrota sofrida para Forrest Griffin, mas está de volta ao páreo e ganhar dele não será um passeio no parque para ninguém.

Vitória para Shogun por nocaute no Round 2.

Urijah Faber x Eddie Wineland

Vitória para Urijah Faber

Jim Miller x Kamal Shalorus

Kamal Shalorus está invicto e irá enfrentar um peso leve duríssimo, que é Jim Miller. Miller tem um jiu-jitsu excelente e um bom queixo. Sinto que o peso da estréia poderá depor contra Shalorus.

Jim Miller por decisão unânime

Nate Marquardt x Dan Miller

Jim Miller é um lutador raçudo, que não foge da briga, mas Nate Marquardt é Nate Marquardt. Depois de ser derrotado por Yushin Okami, Nate quer voltar à estrada da disputa do título dos médios. Já Jim Miller venceu suas ultimas lutas contra adversários de pouca expressividade. Como Miller substituiu Yoshihiro Akyiama em cima da hora, acho que a luta favorece Nate Marquardt.

Nate Marquardt por Nocaute Técnico no Round 3.

Mirko Cro-cop x Brendan Schaub

"Ele é apenas um novato" - disse Cro-cop no countdown to UFC. Concordo com ele. Apesar de ter participado do TUF e possuir apenas uma derrota em seu cartel - um belo nocaute para Roy Nelson - Brendan Schaub ainda é um lutador unilateral, com um bom boxe, pouco jiu-jitsu e ainda pouco experiente.

Do outro lado temos Mirko Cro-cop. Um dos lutadores mais temidos de todos os tempos, na sua época. Mirko ainda tem lenha para queimar. Vimos isso na luta contra Pat Barry.

Mas se Mirko vier para esta luta, apenas para sobreviver, como foi na luta contra Frank Mir, aí já era...

Mirko Cro-cop por finalização no Round 2.


segunda-feira, 14 de março de 2011

A saída para Shogun

Faltam alguns dias para o UFC 128, quando o brasileiro Mauricio Shogun colocará seu título em jogo contra o americano Jon "Bones" Jones. Inicialmente a disputa estava marcada contra Rashad Evans, que misteriosamente estourou seu joelho e abriu mão da luta.

Quinton Rampage Jackson foi sondado para substituir Rashad, mas negou-se pois estava fora de forma e não teria tempo para se preparar para a luta. Com o declínio de Thiago Silva, Matt Hammil o substituiu. Uma vitória de Rampage sobre Hammil não será nada impressionante.

Analisando friamente a recusa de Rampage, dá pra entender que ele tem receio de lutar contra Shogun estando mal preparado. Em sua derrota por nocaute para Shogun, no Pride GP, ele havia dito que lutou lesionado. Acredito que mesmo bem preparado, Rampage não teria chances significativas contra o Curitibano. Shogun tem o antídoto para a força brutal de Rampage. Força bruta, um excelente jiu-jitsu e joelhadas destruidoras são as ferramentas necessárias para colocar o americano para dormir.

Apesar de Shogun ser o azarão nas bolsas de apostas, não vejo Jon Jones tão preparado assim para tornar-se campeão dos meios pesados. Certamente "Bones" será campeão, mas não será agora. O americano terá pela sua frente um osso duro de roer. Shogun desmantelaria com facilidade lutadores como Brandon Vera, Vladmir Matyushenko ou até mesmo Ryan Bader, derrotados por Bones. Infelizmente sua derrota para Forrest Griffin fez e ainda faz com que suas habilidades sejam menos apreciadas. Mas não se iludam! Desde os duelos contra Lyoto Machida, principalmente o duelo do UFC 110, voltamos a ver o Shogun do pride. Certamente o veremos novamente no UFC 128. Alguém esqueceu de contar para Jon Jones que o Shogun que ele enfrentará não será aquele que lutou contra Forrest Griffin.

Digo com 99% de certeza que Shogun vencerá esta luta, via nocaute ou submissão. Em seguida, Rampage nocauteará Matt Hammil e uma disputa pelo cincurão se desenhará. Como havia dito anteriormente, não vejo Rampage ganhando de Shogun. Após uma possível vitória de Shogun sobre Rampage, francamente, não haverá lutadores meio-pesados à altura do campeão para desafiá-lo, pelo menos este ano.

Explicando minha afirmação: Minotouro distanciou-se do cinturão depois de duas atuações apagadas, em sua vitória contestável sobre Jason Brylz e em sua derrota para Ryan Bader. Mesmo com uma vitória sobre Phil Davis, minotouro ainda terá um caminho longo para mostrar-se merecedor do cinturão. Lyoto Machida distanciou-se do cinturão após uma derrota contestável para Quinton Rampage Jackson. Após ser nocauteado por Shogun, vimos um Lyoto bastante inseguro em sua luta subseqüente, mas talvez uma vitória contundente sobre Randy Couture traga ao Dragão sua confiança novamente.

Shogun certamente um dia será visto como o meio-pesado mais agressivo de todos os tempos. É difícil encontrar um lutador que combine socos, chutes e joelhadas tão potentes no MMA e que tenha um queixo tão duro. Podemos confirmar a verdade destas afirmações em suas lutas contra Alistair Overeem, o próprio Quinton Jackson, Lyoto Machida, Rogério Minotouro. Em especial a luta contra Rogério Minotouro impressiona. Que lutador levaria um golpe certeiro no queixo, cairia no chão sentado e se levantaria imediatamente? Shogun o fez. Lembro-me que nesta luta, Shogun derrubava Minotouro como se derruba um boneco. Shogun fez a tarefa de derrubar Minotouro parecer fácil! Antes de ser nocauteado, Lyoto desferiu uma violenta joelhada contra o plexo solar de Shogun, que há pouco tempo havia sido operado de uma apendicite. Shogun nem se abalou com aquela joelhada! Aliás, dez segundos depois mandou o carateca para a lona com um potente soco. As lutas contra Alistair Overeem e Rampage também são provas do "sangue no olho" que Shogun tem.

Caso Shogun vença Bones e Rampage, como prevejo, existem duas soluções: Shogun enfrentando Anderson Silva ou participando do Strikeforce (adquirido pelo Ultimate) e unificando os cinturões em uma disputa contra Dan Henderson. Acho a primeira alternativa infinitamente mais interessante, mas certamente Hendo poderia dar trabalho para ele.

Vamos aguardar ansiosos pelo desfecho do evento principal do UFC 128. Sem dúvidas, será uma lutaça!