A categoria dos moscas é uma categoria relativamente nova no UFC, então ainda goza de pouco prestígio junto aos fãs de MMA. Nada contra Demetrious Johnson ou John Dodson, que travaram uma bela batalha de cinco rounds, mas eu acho que esta luta tem o calibre de co-main event.
Glover Teixeira vs Quinton "Rampage" Jackson
Glover Teixeira chegou a pouco tempo no UFC e já mostra a que veio. Com apenas três lutas, já mostra que em breve vai brigar pelo cinturão. Em sua primeira luta, Glover nem tomou conhecimento de Kyle Kingsbury. No Brasil, lutaria contra Rampage, mas eis que ele se lesionou. Fabio Maldonado pediu para lutar contra Glover e teve seu pedido atendido. Só não esperava sofrer um espancamento tão brutal do seu adversário. A luta teve que ser encerrada no final do segundo round. Glover mostrou que além de um jiu-jitsu extremamente fluido, tem um boxe de primeira.Após recuperar-se de sua lesão, Rampage insistiu que queria lutar com Glover e conseguiu. A luta entre os dois estava marcada e não havia mais para onde correr. Na coletiva de imprensa e na pesagem, Rampage provocava Glover, buscando intimidá-lo. Glover não entrou na pilha e manteve uma tranqüilidade digna de um monge.
Durante a batalha, em uma luta que deveria ter cinco rounds, Glover mostrou porque deve figurar entre os melhores. Controlou Rampage em pé, controlou-o também no solo e dominou completamente a luta. Rampage veio com apenas uma estratégia: manter-se em pé e acertar um swing salvador que nocautearia Glover. Rampage não conseguiu acertar este soco salvador e não conseguiu sequer manter-se em pé, pois na metade do segundo round, seu gás já tinha ido embora. A partir daí, Glover mostrou que tinha melhor preparo físico e nem tomou conhecimento de Rampage.
Rampage, magoadinho com o UFC, vai embora, enquanto Glover segue sua trilha rumo ao cinturão. Uma luta que fará todo sentido, em breve, seria Glover Teixeira x Dan Henderson. Vamos aguardar!
Anthony Pettis vs Donald Cerrone
Donald Cerrone figurou entre os top 5 dos leves, até perder a chance de disputar o cinturão para o boyzinho Nate Diaz. Nate até tenta se parecer com seu irmão Nick, mas entre os dois existe um habismo de técnica e garra. Nate deveria se preocupar em treinar mais do que em ficar fazendo pose de bad boy.Donald Cerrone é um bom lutador, ele não é ruim. E pode até estar entre os 10 melhores da categoria dos leves, mas sempre que ele enfrenta um lutador de alto nível, ele perde. Não poderia ser diferente contra Anthony Pettis.
Anthony Pettis, saiu do WEC campeão, quando levou para casa o título que antes pertencia a Ben Henderson. Foi naquela luta que surgiu aquela voadora incrível, no melhor estilo Van Damme. Foi um fechamento com chave de ouro de um dos eventos mais emocionantes de MMA que já existiram. Na absorção do WEC pelo UFC, foi escalado para enfrentar um dos lutadores mais amarrões da categoria, o famigerado Clay Guida. Clay Guida é um expert em frustrar seus adversários, não por causa de suas habilidades mas por utilizar estratégias que enfatizam a fuga ao invés do combate. Não é à toa Dana White ter tanta raiva de Greg Jackson, seu treinador. E assim foi a vitória de Guida sobre Pettis. Em seguida, enfrentou o mediano Jeremy Stephens para obter uma vitória apagada, na decisão dividida. Enquanto isso, Ben Henderson iniciava sua escalada rumo ao cinturão dos médios. Pettis merecia um adversário melhor que Guida para recebê-lo no UFC. Nem sempre o esporte é justo com seus atletas. Felizmente, Pettis retomou o caminho das vitórias.
Pois que a luta teve um início morno, com ambos os lutadores buscando encontrar suas distâncias. Golpe daqui, golpe dali e de repente, Pettis tira de sua cartola um chute diferente! Não acertou Cerrone, mas certamente demonstrou que naquele dia ele estava inspirado. Mais um minuto e Pettis acertou na costela de Cerrone um belo chute que o levou ao solo. Aí foi só ir pra cima para terminar a luta. Uma vitória tranqüila e mais um passo em direção ao cinturão.
Esta vitória valeria a Anthony Pettis o direito de desafiar Ben Henderson pelo título dos leves, mas Pettis parece querer enfrentar José Aldo pelo título dos penas. Uma luta interessante de se ver. Mas bem que Pettis poderia enfrentar Ben Henderson novamente, e então fazermos uma super-luta entre José Aldo e o vencedor desta peleja.