quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Análise - Junior Cigano x Cain Velasquez



Difícil definir o sentimento após o final desta luta.
No primeiro minuto, era claro quem brilharia ao final e quem restaria desacordado sobre o octógono. Ah! Como tudo poderia se resumir àquele minuto! Mas esse precioso minuto passou e o desfecho mudou completamente. Os 24 minutos restantes desta batalha foram agoniantes!
Na verdade, foram duas batalhas. De um lado, Cain Velasquez, batalhando para impor sua vontade e tombar o campeão aos seus pés, e do outro lado, um campeão batalhando para não tombar aos pés do seu desafiante.
No primeiro minuto, Cigano mostrou que não estava para ser quedado e Velasquez mostrou que faria de tudo para levar o campeão para o chão. Foram quatro ou cinco quedas totalmente frustradas por Cigano, um Velasquez frustrado começava a aparecer, mas eis que o campeão foi embora, pelo menos em espírito, daquele octógono.
Junior Cigano é o melhor e mais potente boxeador do MMA mundial. Cigano poderia ser campeão de eventos como o K1 sem desferir um chute ou uma joelhada sequer.
Dono de socos velozes, dotados de precisão cirúrgica e uma patada que poderia derrubar um rinoceronte, o campeão simplesmente deixou de lado todas as ferramentas que possuía para liquidar aquela fatura. Ao final, falou que lhe faltou estratégia. Que estratégia? A estratégia de Junior Cigano é uma só: manter-se em pé para desmantelar seu oponente! Foi assim que ele chegou ao topo e era assim que ele deveria se manter nele!
Ouvi ainda que a estratégia do desafiante era muito boa. Mas quem não sabia que Cain Velasquez não utilizaria aquela estratégia? Era óbvio que o Velasquez tentaria levar Cigano para o chão e buscaria encurtar a distância, buscando impedir que o campeão soltasse a mão!
Cigano que me desculpe, mas o destino daquela luta estava traçado! Ao final, Cain Velasquez deveria restar dormindo com os olhos arregalados, no chão enquanto Cigano teria seu braço erguido! Mas algo aconteceu e a vontade de vencer fugiu do campeão, sendo substituida por uma dolorida vontade de não ser nocauteado.

Cain venceu aquela luta, não porque é melhor que Cigano, mas porque aquele que vimos lutar aquele dia, não foi o Junior Cigano. O Junior Cigano que conhecemos tem o Olho de Tigre, diferente daquele lutador que se apequenou diante do seu adversário; o Junior Cigano que conhecemos bate, e não apanha; o Junior Cigano que conhecemos nocauteia, e não luta para não ser nocauteado.
O que parecia impossível aconteceu e Cain venceu Cigano dentro do seu próprio jogo. Foi surrado durante 5 rounds sem esboçar uma reação. Diante disto, vi que Cain não é metade do lutador que Junior Cigano é. Cigano aguentou um castigo que ser humano nenhum aguentaria, durante 25 minutos. No primeiro encontro entre os dois, o castigo mal começou e Velasquez sucumbiu.

Acredito que Cigano reencontrará seu caminho até o dia em que ele se encontrará com seu algoz pela terceira vez. Uma vitória pode ensinar muita coisa, mas uma derrota pode ensinar ainda mais. Quando isto acontecer, espero que ele tenha reencontrado a garra que lhe fugiu no dia 29. Se isto acontecer, veremos Velasquez dormindo de olhos arregalados e Cigano levantando o cinturão novamente!

Um comentário:

  1. concordo e assino embaixo! apesar de no conjunto de MMA o velasquez ser mais completo que o cigano, o brasileiro é muito superior na trocação aliada a uma excelente movimentação pro peso dele , uma noção de distancia muito boa e uma imensa capacidade de manter a luta em pé!mas, infelizmente tem dia que da um branco ate num grande lutador como o cigano! mas acredito que ele recuperara o cinturão no terceiro encontro entre os dois!

    ResponderExcluir