Para começar esse post, vou pular o fato de GSP ter se lesionado. Francamente, gosto do GSP, o considero um lutador pouco talentoso, mas muito esforçado. Assisto sua luta, mas com certeza existem lutadores no UFC que "enchem os olhos" muito mais! Um exemplo disto são BJ Penn e Nick Diaz!
Se Nick Diaz e BJ Penn se enfrentassem cem vezes, cem vezes eu apostaria em BJ Penn. BJ Penn, como seu próprio apelido diz, é um "Fenômeno". Se pesquisássemos as 10 melhores lutas do UFC, certamente três de suas lutas, no mínimo, estariam lá. BJ travou combates incríveis contra Matt Hughes, Georges St Pierre, Jens Pulver, Caol Uno, Joe Stevenson, Sean Sherk, Diego Sanchez, dentre outros. Estou levando em conta apenas os UFCs.
Nick Diaz é um lutador que após sua saida do UFC, só cresceu. Passou pelo EliteXC, Pride, Strikeforce, quando voltou para o UFC. Com um coração de leão e muita marra, Nick Diaz nos entreteve contra Diego Sanchez, Gleison Tibau, Takanori Gomi, as duas lutas contra KJ Noons, Evangelista Cybor e finalmente, Paul Daley.
Dentre todos esses, apesar de suas qualidades, não dá pra compará-los com BJ Penn. Considero BJ Penn um boxeador mais técnico que Nick Diaz. Ambos têm queixos duríssimos e corações de leão.
Nick Diaz é um lutador buscando provar que é o melhor. BJ já provou muitas vezes porque é um dos melhores. Talvez por isso BJ Penn hoje chegue com o tanque furado em algumas lutas, ou rapidamente se desinteresse por elas.
Pode parecer tietagem, mas se Frankie Edgar lutasse mil vezes com um BJ Penn motivado, ele seria nocauteado as mil.
BJ certamente se interessou desde o início por sua luta contra Diaz, até antes, quando seu adversário era Carlos Condit. Aquela encarada na pesagem seria uma coisa que outro lutador não faria. Encontrar um BJ Penn motivado não é uma coisa que todos querem.
Eis que a luta começou. Foi um belíssimo primeiro round. Socos para os dois lados, mas BJ estava acertando melhores golpes e esquivando melhor dos golpes de Diaz. No intervalo, viamos BJ preocupado olhando para si no telão. Naquele momento vi que algo estava errado.
No segundo round, domínio total de Nick Diaz sobre um BJ Penn que parecia não querer socar, mas apenas lutava sem muita vontade para esquivar dos golpes de Diaz. Para a infelicidade de BJ Penn, seu queixo e suas pernas insistiram em resistir enquanto sua mente estava no Havaí. No intervalo, BJ olhava assustado para seu rosto no telão.
No terceiro round, o que parecia ser um novo massacre de Nick Diaz, mudou a partir do segundo minuto. BJ teve um lampejo de bravura e partiu para cima, buscando definir a luta. BJ se esqueceu que Nick Diaz também aguenta porrada.
Na decisão, Nick Diaz venceu BJ Penn, como era esperado. E BJ anunciou sua aposentadoria, dizendo que tinha uma bebê em casa, e como ele chegaria daquela maneira para vê-la. A partir daquele momento, para mim, aquele comportamento passou a fazer sentido.
Se esta realmente for a decisão de BJ, ficarei triste, mas prefiro lembrar-me de seus combates épicos a vê-lo em queda livre nos meio-médios do UFC.
Enquanto isto, Nick Diaz enfrentará GSP pelo cinturão da categoria. E GSP fará aquele arroz-com-feijão de sempre. Colocará Diaz para baixo, aplicará um pouco do seu ground 'n pound, controlará no jiu-jitsu, e continuará com seu cinturão. GSP não seria louco de lutar boxe contra Diaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário