Imagino que muitos leitores vão estranhar esta frase e pensar: como assim, tiro no pé? O UFC na Globo foi um sucesso!
É verdade! O UFC na Globo foi um sucesso!
Há alguns meses, quando anunciou-se que a Globo havia comprado os direitos de transmissão do UFC, francamente pensei que seria um fracasso. Dona de uma clientela mais "elitizada", imaginei que diferente da RedeTV! e outras emissoras que operam em modo Underground.
De forma tímida, o MMA passou a fazer parte da programação da emissora. Chamadas para o combate entre Cain Velasquez e Junior Cigano nos intervalos do futebol, nome do evento alterado para "UFC Combate". Por que não "Globo Combate" ou simplesmente UFC? O fato de apenas a luta de Junior Cigano ter sido apresentada e nenhuma outra mais.
A Globo, conhecedora como é do público brasileiro, escalou seu time de elite para alavancar as transmissões do primeiro* UFC a ser transmitido na TV brasileira. Galvão Bueno, participação especial de Vitor Belfort, inteligentemente arquitetada, pelo fato de o mesmo ser um conhecido lutador que por sua participação em programas de TV e dramas familiares vividos, tem grande apelo junto ao público brasileiro.
Milhões de brasileiros ficaram acordados para assistir a luta de cigano, que durou menos de três minutos, o que carimbou o passaporte do UFC para os eventos de primeira linha da emissora.
Paralelamente, a emissora vem dando notoriedade aos brasileiros que lutam no evento, com participações em novelas, matérias extensas em programas esportivos e propagandas, fazendo com que o público se familiarize e sinta afeição pelos lutadores, tirando-lhes o estigma de galos de briga, dentre outras qualificações levianas.
A maior emissora do Brasil venceu uma disputa quase realizada a tapas pelas emissoras de TV do Brasil. Acredito que a proposta da Rede Globo pelo show não foi a melhor, financeiramente falando. Mas tenho certeza que estrategicamente falando, foi a melhor proposta que Dana White poderia ter recebido.
A Globo demonstrous ter o melhor plano para tirar o MMA dos calabouços provincianos desta elite de pseudo-formadores-de-opinião e contribuirá para que o MMA torne-se um dos esportes mais populares do Brasil.
E eu, tive que refazer toda minha análise, pois estava enganado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário