terça-feira, 8 de novembro de 2011

UFC on FOX Cigano x Velasquez - Pré-análise

Pra falar a verdade, não sei nem por onde começar este post... A luta de Junior Cigano contra Cain Velasquez vem sido ventilada há pelo menos um ano, e finalmente acontecerá! Para mim, pelo menos, posso dizer que a esperei ansiosamente!

Em um evento com poucas estrelas, o cartola do UFC, Dana White, realmente está confiando que a ultima luta da noite será explosiva! E de fato, ela tem tudo para ser.

De um lado, Junior Cigano. Desafiante ao cinturão. Sete lutas no UFC, sendo cinco delas vencidas por nocaute e as duas que sobraram, por decisão. Mas que por muito pouco, não foram nocautes! Cigano ganhou sua chance de disputar o cinturão tratorizando Roy Nelson durante três rounds. O gordinho tem um queixo de respeito! Levou pancada e mostrou que agüenta! Já contra Shane Carwin, provaria que realmente era merecedor da chance pelo cinturão. Cigano sabia do poder de seu adversário de nocautear com apenas um soco. Lutou de maneira inteligente, correndo poucos riscos. No primeiro round, balançou Shane Carwin, partiu para cima e deixou o rosto de Carwin em petição de miséria. Carwin não desistiu e continuou até o final.

Do outro lado, Cain Velasquez: o campeão. Possui também um cartel de sete lutas no UFC, tendo vencido seis delas por nocaute ou nocaute técnico. Dentre elas, anotou uma vitória sobre Rodrigo Minotauro Nogueira, amigo e "tutor" de cigano. Dentre suas vitórias expressivas estão as sobre Minotauro, Cheick Congo e Brock Lesnar. Em sua luta contra Congo, mostrou que tem um bom queixo e muito coração. Chegou a balançar com os socos desferidos pelo adversário, mas permaneceu três rounds firme, buscando colocar o adversário para baixo, buscando o ground 'n pound. Em sua luta contra o Minota, mostrou possuir uma boa estratégia, iniciando a luta com chutes, e em um momento de descuido do brasileiro, acertou-lhe um belo cruzado no queixo, que o mandou à lona. Contra Brock Lesnar, partiu para cima e aproveitou-se da característica do adversário de incomodar-se ao levar socos no rosto. Brock ficou com medo, correu, e foi nocauteado.

Analisando o cartel de ambos, acho que Cigano pegou mais pedreiras do que Cain Velasquez. Ao chegar ao UFC, foi recebido por Fabricio Werdum. Era inclusive o azarão na bolsa de apostas. Em seguida, pegou Stefan Struve, que não é um top 10, mas está sempre próximo a eles. Em seguida, Mirko Cro-cop, a quem tratorizou por dois rounds e meio, até a desistência verbal do adversário. Considero esta luta uma das melhores performances do Cigano, que não só socou, mas chutou e deu joelhadas em Cro-cop também. Após Cro-cop, entraram na fila Gilbert Yvel, Gabriel "Napão" Gonzaga, Roy Nelson e Shane Carwin. Do lado de Velasquez, eu anotaria Brock Lesnar, Cheick Congo e Minotouro.

Neste quesito, para mim a vantagem é do Cigano.

Vamos partir então para o quesito gás. Se olharmos com atenção, Cigano anotou 5 nocautes em sua conta do UFC, enquanto Velasquez anotou 6. Cigano enfrentou duas lutas (Contra Shane Carwin e Roy Nelson) de 15 minutos. Ao final destas lutas, apresentava sinais de cansaço. Já Velasquez, em sua única apresentação de 15 minutos, passou todos indo para cima de Cheick Congo, buscando derrubá-lo.

Neste quesito, vantagem para Velasquez.

Com base no histórico de lutas, eu diria que Cain Velasquez é um lutador mais completo que Cigano. Ele soca, chuta, sabe botar para baixo e trabalhar no Ground'n pound, possui bom jiu-jitsu e boa defesa de quedas. Do outro lado, Cigano parece ter esquecido suas habilidades de joelhar e chutar desde sua luta contra Mirko Cro-cop. Seu carro chefe tem sido o boxe. Em sua luta contra Shane Carwin, mostrou que está treinando wrestling. Possui boa defesa de quedas e um queixo bem duro, apesar de possuir alguns buracos em sua defesa de boxe. Seu jiu-jitsu é desconhecido, mas muito elogiado por pessoas próximas a ele.

Com base nos retrospectos, vantagem para Velasquez.

Partindo então para os quesitos genéticos. Cigano é 8 centímetros mais alto que Velasquez, e suas envergaduras são iguais. Quanto à preparação, Cigano está em um ritmo incansável de treinos, desde que ganhou (por duas vezes) a chance de disputar o cinturão e Velasquez passou algum tempo parado devido a uma lesão. Desde sua primeira luta no UFC, Cigano demonstra aprimorar com extrema rapidez suas técnicas. É possível que tenhamos uma surpresa no dia 12.

Combinando estes critérios, vantagem para o Cigano.

Se eu fosse utilizar a matemática, diria que eles empatariam, mas matemática não funciona no MMA. Considero esta luta uma das mais equilibradas dos ultimos tempos, o que não impede que alguém seja nocauteado antes dos 5 rounds.

Antes de escrever esta análise, achei que Cigano possuía uma larga vantagem contra Velasquez, mas acho que me enganei. Acho que o campeão possui uma pequena vantagem sobre Cigano. Vantagem esta que poderá ser revertida na luta, visto que analisei somente retrospectos.

A vantagem pode até estar com Velasquez, mas minha torcida estará toda para o Cigano, para que ele realize uma excelente apresentação e traga esta cinta pro Brasil!

War, Cigano!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário